JUNHO VERMELHO É O MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO PARA A DOAÇÃO DE SANGUE
Junho é o mês dedicado para fortalecer a Campanha de Doação de Sangue no mundo todo, o caráter do mês se deve boa parte em razão do Dia Mundial do Doador de Sangue, que acontece no dia 14 de junho. A data foi instituída em homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner, imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e as várias diferenças entre os tipos sanguíneos.
Em consonância com o movimento mundial, a Secretaria de Serviços Integrados de Saúde enfatiza a importância do Junho Vermelho, com destaque para o incentivo dessa ação solidária, que pode ser realizada de forma rápida e segura.
Mesmo sendo uma prática bastante conhecida, a doação de sangue ainda não é tão habitual para muitas pessoas. Segundo dados do Ministério da Saúde, publicados no site do Governo do Brasil, apenas 1,6% da população brasileira é de doadores de sangue. A necessidade de sangue seguro é universal, e o suprimento adequado de sangue só pode ser garantido através de doações regulares e voluntárias.
Dessa forma, campanhas de conscientização, como o “Junho Vermelho”, tornam-se ainda mais necessárias, na tentativa de aumentar os estímulos à doação voluntária, mantendo os estoques de sangue em níveis mais próximos do ideal.
Vamos fazer nossa parte? A doação de sangue é totalmente segura, leva no máximo 40 minutos e o volume coletado não ultrapassa 10-15% da quantidade de sangue que o doador possui. Ele é reposto naturalmente pelo organismo em até 24 horas após a doação.
Ou seja, não há nenhum prejuízo à saúde e pode salvar até 4 vidas. Maravilha, né?
E doar é muito simples. Basta procurar o hemocentro mais próximo a você, por meio do link https://redome.inca.gov.br/campanhas/hemocentros-do-brasil/
Para doar é necessário:
– Ter entre 16 e 69 anos*.
-Estar saudável.
– Pesar no mínimo 50 kg.
– Estar alimentado. Evite alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação.
– Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.
– Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.
– Apresentar documento de identificação com foto.
* Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos. Menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal .
A frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para o homem, com intervalo mínimo de 2 meses, e de três doações de sangue anuais para as mulheres, com intervalo mínimo de três meses
(Fonte: https://saude.mpu.mp.br/noticias/junho-vermelho#:~:text=Junho%20%C3%A9%20o%20m%C3%AAs%20dedicado,no%20dia%2014%20de%20junho.)