CÂMARA DE REGISTRO REFORÇA LUTA DO SINTIUS CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DA SABESP
A Câmara de Registro aprovou, na sessão da última segunda-feira, dia 13, moção de apelo ao governador João Doria (PSDB) para que a Sabesp não seja privatizada e reforçou o pedido para que o Estado não perca o controle acionário e de comando da companhia.
Essa proposta foi apresentada pelo vereador Xavier Rufino de Oliveira, o Xavico (PSDB), no dia 27 de outubro, após reunião realizada pela Diretoria do Sindicato dos Urbanitários (Sintius) com representantes do Legislativo.
O tema foi pautado na Casa pelo presidente Gerson Teixeira Silvério (PP) por entender o caráter estratégico da companhia de saneamento estar nas mãos do poder público.
Na moção, Xavico aponta que não é verdadeira a premissa da eficiência do setor privado nessa área, pois vários municípios brasileiros decidiram reestatizar esse serviço, como Itu (SP).
O parlamentar reiterou que esse processo tem ocorrido em vários países do mundo, como Estados Unidos, Alemanha, França, Espanha, Canadá, África do Sul, Argentina e Portugal, devido à má qualidade dos serviços prestados e aos valores exorbitantes das tarifas aos consumidores.