Privatizações

STF INICIA JULGAMENTO DA CONSTITUCIONALIDADE DO NOVO MARCO LEGAL DO SANEAMENTO BÁSICO

25 11 21 Saneamento Ação

STF INICIA JULGAMENTO DA CONSTITUCIONALIDADE DO NOVO MARCO LEGAL DO SANEAMENTO BÁSICO

25 11 21 Saneamento Ação

O Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou, na última quarta-feira, dia 24, o julgamento da constitucionalidade de alguns pontos do novo Marco Legal do Saneamento Básico (Lei Federal 14.026/2020).

Foram ouvidos os representantes das associações e os partidos políticos que ingreessaram com ações na Corte (PDT, PCdoB, PT e PSOL) com questionamentos sobre a proibição de que estatais prestem os serviços nas cidades sem licitação.

Os ministros do STF irão proferir os votos na sessão desta quinta-feira, dia 25. O relator do caso, o atual presidente da instituição, Luiz Fux, já se manifestou contrário aos pleitos apresentados pelas entidades.

Centenas de trabalhadores e dirigentes sindicais estão em um ato de resistência e luta contra a privatização do saneamento em frente ao STF para chamar a atenção da sociedade. 

O Sindicato dos Urbanitários (Sintius) se manifestou de diversas formas contra o novo marco regulatório do setor, que foi feito sob medida para facilitar a privatização dos serviços de distribuição de água potável e de coleta e tratamento de esgoto.

O Sindicato tem o entendimento que a necessidade de lucros das companhias privadas é incompatível com a política de ofertar a todos o acesso um serviço público essencial, como o saneamento.