Logo Forca Sindical

Instagram

TRABALHADORES DA SABESP TOMAM CIÊNCIA SOBRE NOVO PLANO DE SAÚDE

TRABALHADORES DA SABESP TOMAM CIÊNCIA SOBRE NOVO PLANO DE SAÚDE

Os trabalhadores da Sabesp da Baixada Santista e do Vale do Ribeira tomaram ciência e tiraram dúvidas sobre a contratação do novo plano de saúde voltado à categoria, dependentes, aposentados, pensionistas, ex-empregados, agregados e designados. 

A Federação das Unimeds do Estado de São Paulo (Fesp) assumirá esse serviço que vem sendo prestado nos últimos anos pela Sabesprev. As dúvidas e os esclarecimentos aos companheiros.

Foram esclarecidas pelo técnico da Sabesprev Antonio Klaus nas assembleias que ocorreram no dia 30 de novembro, na sede do Sintius, em Santos, e na subsede de Registro.

Os companheiros tiveram o entendimento que essa medida era necessária, devido ao déficit registrado mensalmente pela Sabesprev nos últimos anos. A partir de agora, será possível reduzir custos e manter a qualidade da rede credenciada de médicos, hospitais e laboratórios. Para a Diretoria do Sintius, o resultado obtido foi satisfatório diante das condições atuais e de um cenário onde os trabalhadores do País, de uma forma geral, vêm sendo prejudicados.

Esse avanço foi possível graças à intensa luta do Sindicato em busca da diminuição do custo do plano e da coparticipação durante a participação nas dez reuniões de trabalho da Comissão de Saúde. O grupo seguirá se encontrando mensalmente para acompanhar o desempenho financeiro e assistencial da empresa contratada, bem como discutir ajustes na rede credenciada.

 

Custeio

Durante a assembleia foi explicado que a Sabesp manterá o repasse mensal atual de R$ 16,858 milhões, assim como o custeio atual dos empregados em 3,21% da remuneração, considerando a proporcionalidade para cada plano. Os planos dos funcionários continuarão pelo grupo familiar e os descontos serão os seguintes: 0,58% (Plano 1), 2,57% (plano 2) ou 3,97% (plano 3).

Já os aposentados, pensionistas, ex-empregados e seus dependentes legais efetuarão seus pagamentos por tabelas de preços individualizadas. A nova configuração do benefício da assistência médica da companhia permitirá várias opções com valores ou percentuais de mensalidades diferenciados, inclusive há duas modalidades para agregados e designados.

 

Agregados

A partir da implantação dos novos planos dos agregados e designados ficará fechado o ingresso de novos beneficiários, com exceção da categoria dos filhos dos titulares (que podem migrar da condição de dependentes para agregados). Será permitido ainda os ingressos de ordem legal, como em situações de casamento e nascimentos dos agregados e designados inscritos nos planos.

 

Migração

Os trabalhadores da ativa, aposentados, pensionistas, ex-empregados, agregados e designados poderão fazer a migração para os novos planos de saúde até janeiro do próximo ano. Quem não fez a mudança até o fim desse prazo, serão colocados automaticamente no plano 1, enquanto os agregados e designados ficarão no plano 4.

 

Planos para Empregados

Proposta das novas tabelas de lançamento