Logo Forca Sindical

Instagram

TRABALHADORES DA SABESP CAUTELA NA ADESÃO AO PDI

 16 05 2023 PDI SABESP NÃO

Na última sexta-feira, dia 12, a direção da Sabesp apresentou ao Sindicato dos Urbanitários (Sintius) e às demais entidades que representam os trabalhadores da companhia a proposta de Plano de Demissão Incentivada (PDI).

A empresa anunciou que aceitará a inscrição daqueles que pretendem ser desligados durante o mês de junho.

A meta dela é cortar 2 mil funcionários em todo o Estado até junho do próximo ano. Antes de mais nada, a Diretoria do Sintius recomenda que os companheiros não se precipitem em aceitar a proposta da empresa.

Em primeiro lugar, o Sindicato precisa deixar claro que o PDI não foi discutido com as instituições e que os termos apresentados representam um desrespeito para com os empregados. Afinal, se a Sabesp é uma das maiores empresas de saneamento do mundo e tem esse reconhecimento internacional, isso se deve à dedicação, empenho e suor dos trabalhadores ao longo das últimas décadas.

Como forma de incentivar a demissão, a empresa apresentou uma proposta que não condiz com o tamanho operacional e de investimentos realizados. Empresas de menor porte, como a Copasa, de Minas Gerais, ofereceram um PDI com melhores condições para seus trabalhadores. O mesmo ocorreu com os companheiros da Eletrobras.

Por esse motivo, o Sintius recomenda aos sabespianos da Baixada Santista, Litoral Sul e Vale do Ribeira que analisem com cautela antes de aderir a este famigerado PDI.

A Sabesp irá disponibilizar no sistema um simulador onde todos os funcionários poderão entrar com sua matricula e realizar o referido simulado do PDI.

Faremos movimentos e acionaremos preventivamente a Justiça do Trabalho a respeito do risco de demissão em massa de trabalhadores de serviços essenciais e também sobre o risco de assédio moral coletivo e individual para os empregadores aderirem a este famigerado plano.

O Sintius já encaminhou ofício ao governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), ao presidente da Sabesp, André Salcedo, e aos integrantes do Conselho de Administração da companhia para manifestar nosso descontentamento em relação ao PDI e aguardar a abertura de uma negociação para melhorar as condições previstas nesse plano a fim de atender os companheiros que quiserem deixar a empresa.