Logo Forca Sindical

Instagram

TRABALHADORES DA CETESB APROVAM ESTADO DE GREVE

 Sintius 2024 Insta e facePost do Instagram

Em assembleias realizadas nas agências ambientais de Cubatão e de Santos, nesta sexta-feira, dia 5, os trabalhadores da Cetesb decidiram entrar em estado de greve, devido ao impasse nas negociações da campanha salarial deste ano, em especial no que diz respeito às cláusulas sociais.

A Diretoria do Sindicato dos Urbanitários (Sintius) e a categoria irão solicitar a reabertura das negociações até a sexta-feira da próxima semana, dia 12, pois entendem que é possível avançar nesses itens que irão beneficiar todos os trabalhadores, como melhorias no banco de transferência para garantir uma maior transparência e qualidade de vida aos empregados e a assinatura de plataforma de qualidade de vida os companheiros.

O Sindicato pede, ainda, a extensão do desjejum para a nossa base, o retorno da cesta de Natal e a realização de 30 minutos de almoço para permitir a saída com 30 minutos de antecedência no final do expediente, o que atenderia ao anseio dos trabalhadores das unidades que ficam distante dos centros comerciais.

Na quarta rodada de negociação entre a empresa e os sindicatos, ocorrida na última quarta-feira, dia 3, a direção da Cetesb ofereceu uma correção salarial e nos benefícios de 2,77% (inflação acumulada entre maio de 2023 e abril deste ano, segundo o IPC-Fipe).

Algumas demandas apresentadas pelo Sintius na pauta de reivindicações serão implementadas no novo ACT, como o auxílio creche sem distinção de gênero e remuneração, o parcelamento da gratificação de férias a ser paga por período de forma proporcional aos dias de férias, a ampliação do limite percentual de trabalhadores que podem gozar de férias em período das férias escolares e a liberação da marcação do ponto na hora do almoço.

Plano de Carreira

Durante a reunião, a Cetesb confirmou que fará a antecipação do Programa de Participação nos Resultados (PPR) para maio do próximo ano e assumiu o compromisso de aprimorar o Plano de Carreira, uma antiga reivindicação da categoria. O Sintius participará desse processo. Os primeiros encontros para tratar desse tema com a consultoria contratada pela estatal serão realizados ainda neste mês.