Logo FTIUESP Logo Forca Sindical  CNTI LOGO2

SINTIUS SOFRE ATAQUES POR DEFENDER PATRIMÔNIO

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Diretoria do Sindicato dos Urbanitários (Sintius) vem a público para esclarecer as informações equivocadas divulgadas em um informativo do Sindicato dos Eletricitários a respeito da atitude tomada pela nossa instituição ao cobrar do ex-presidente Marcos Sergio Duarte, o Marquito, e do ex-diretor Tanivaldo Monteiro Dantas a devolução de recursos à Colônia de Férias Ministro João Cleófas, em Caraguatatuba.

Em primeiro lugar, é preciso deixar claro que essa ação tomada pelo Sindicato não foi algo "fabricado", mas fruto de um trabalho de pesquisa e de análise profunda, devidamente corroborada pelos advogados do Departamento Jurídico.

O Sintius cobra judicialmente de ambos a devolução das retiradas indevidas no valor de R$ 191.784,92 (valores atualizados) entre janeiro de 2011 e julho de 2015.

Na avaliação dos nossos advogados, esse pagamento destinado ao ex-diretor do Sintius é indevido, porque o estatuto da colônia permite apenas ajuda de custo quando o membro da Junta Administrativa não tem recebimentos da empresa em que trabalha. Quando isso ocorre, o Conselho apenas define o valor a ser pago.

Esse tipo de situação envolvendo ambos realmente somente foi identificado neste ano, porque o Sintius assumiu em janeiro a Tesouraria da Colônia. Ao longo dos últimos meses, a Diretoria se deparou com algumas situações suspeitas, o que exigiu a pesquisa em documentos para que fosse tomada uma atitude embasada em fatos em respeito aos urbanitários e ao patrimônio da categoria.

Os associados que tiverem alguma dúvida a respeito das atitudes tomadas pela Diretoria do Sintius sobre este assunto podem consultar pessoalmente, em nossa sede, toda a documentação que embasou essa cobrança da instituição aos ex-diretores.

A Diretoria