Logo Forca Sindical

Instagram

SINTIUS REJEITA PROPOSTA DA CPFL PARA O NOVO ACT

 WhatsApp Image 2024 06 19 at 14.10.30

A Diretoria do Sintius rejeitou a proposta do novo Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) apresentada pela CPFL Piratininga nesta quarta-feira, dia 19, em Campinas, onde ocorreu a segunda rodada de negociações da campanha salarial deste ano.

A empresa se limitou a oferecer 3,93% de reajuste nos vencimentos e nos benefícios - índice da inflação acumulado nos últimos 12 meses, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

A companhia também sugeriu aplicar a correção de 3,93% nos valores do piso salarial, vale alimentação, vale refeição, auxílio-creche e cesta de Natal. Além disso, a CPFL defendeu que o novo ACT tenha validade de apenas um ano.

De imediato, o Sindicato rejeitou a proposta da empresa, pois entende que ela tem condições totais condições de avançar nas cláusulas sociais e garantir o aumento real nos salários e nos benefícios. Afinal, a CPFL teve, no ano passado, um lucro líquido de R$ 543 milhões. E no primeiro trimestre deste ano, esse montante foi de R$ 179,8 milhões.

A Diretoria do Sintius espera que a companhia apresente uma proposta de ACT na próxima rodada de negociação, agendada para o dia 3 de julho, que esteja à altura das expectativas dos trabalhadores.

*PLR 2024*

Na próxima segunda-feira, dia 24, o Sintius e as demais entidades estarão reunidas com representantes da CPFL para discutir os termos da Participação sobre Lucros e Resultados (PLR) 2024.

No mês passado, o Sindicato rejeitou a proposta apresentada pela empresa, que, basicamente, corrigia o valor do benefício com base na inflação auferida pelo IPCA referente a junho e estabelecia como linha de corte a data de 31 de dezembro de 2023.