Logo Forca Sindical

Instagram

SINTIUS RECEBE O DEPUTADO FEDERAL CARLOS ZARATTINI (PT) PARA DISCUTIR A REFORMA DA PREVIDÊNCIA

Plenária pública no SINTIUS no dia 29/07/2019, sobre precarização da previdência, do trabalho e das finanças sindicais

 

O auditório do Sindicato dos Urbanitários (Sintius) recebeu, na manhã desta segunda-feira, dia 29, o deputado federal Carlos Zarattini (PT) para conversar com os representantes do movimento sindical da Baixada Santista sobre a reforma da Previdência e outros assuntos pertinentes aos trabalhadores do País.

O parlamentar destacou que a bancada de oposição, embora seja minoria na Câmara dos Deputados, buscará suprimir algumas emendas para tentar amenizar os efeitos das mudanças no sistema previdência social dos brasileiros. Uma delas é impedir que os processos contra o INSS sejam analisados exclusivamente pela Justiça Federal, porque os fóruns federais estão presentes em pouco mais de 50 cidades paulistas, o que dificultará o acesso do cidadão para processar o órgão.

Zarattini acredita que é importante que o movimento sindical e a população pressionem os deputados federais antes da votação do segundo turno da Reforma da Previdência, programada para o próximo dia 6. Ele pede que os senadores também sejam cobrados. Afinal, se qualquer alteração for feita no Senado, o tema precisará ser discutido novamente na Câmara.

O presidente do Sintius, Carlos Alberto Oliveira Cardoso, o Platini, agradeceu a presença de todos e afirmou que as portas do Sindicato sempre estarão abertas para debater assuntos ligados aos trabalhadores. "Não estamos satisfeitos com essas mudanças, que têm o único objetivo de penalizar os trabalhadores. Estamos diante de mais um retrocesso social que afetará a qualidade de vida dos brasileiros", desabafou.

O advogado especializado em Direito Previdenciário Sérgio Pardal Freudenthal, destacou que a propaganda do Governo Federal sobre os benefícios da Reforma da Previdência é uma "grande enganação", porque haverá a redução substancial dos valores das aposentadorias dos trabalhadores que ganham entre um e seis salários mínimos. A consequência direta disso será a continuidade da recessão econômica, com a redução do poder de compra de amplo e a interrupção da distribuição de renda que o sistema efetua em todas as regiões do País.

O coordenador do grupo de trabalho do Conselho Sindical Regional da Baixada Santista, Litoral Sul e Vale do Ribeira, Nilson Franco, entregou ao parlamentar um documento que repudia a intenção do Governo Federal em reduzir e em eliminar as normas regulamentadoras (NRs) que trazem as orientações sobre a saúde e a segurança no trabalho.

Uriel Villas Boas, representando a Unidade Intersindical, defendeu a existência uma campanha salarial nacional para os aposentados e pensionistas. A ideia é assegurar um aumento real de 5% para esse público e o pagamento de um vale-remédio, no valor de R$ 200,00.

Ex-chefe da fiscalização da Gerência Regional do Trabalho e Emprego de Santos, Carmen Cenira entregou ao parlamentar um documento com algumas reivindicações levantadas pelo Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait).

 

Deputado Carlos Zarattini (PT-SP)