Logo Forca Sindical

Instagram

SINTIUS PARTICIPA DE 3º SEMINÁRIO SOBRE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHADOR DA BAIXADA SANTISTA

O Sindicato dos Urbanitários de Santos e Região (Sintius) marcou presença no 3º Seminário Unificado sobre Segurança e Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora na Baixada Santista, realizado nesta quarta-feira, dia 26, no auditório do Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista (Sindipetro-LP).

O evento foi promovido pelo escritório de representação da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro) na Baixada Santista e contou com o apoio de diversas entidades de trabalhadores, como o Sintius, que esteve representado pelo presidente Carlos Alberto de Oliveira Cardoso, o Platini, e pelo diretor Rogério Marques.

Na abertura dos trabalhos, Platini, que também representava o Conselho Sindical Regional da Baixada Santista, Litoral Sul e Vale do Ribeira, destacou que os trabalhadores passam um momento difícil, em razão das reformas Trabalhista e da Previdência defendidas pelo presidente Michel Temer (PMDB).

“Estamos diante de um verdadeiro desmonte. O primeiro passo nesse sentido será enfraquecer a questão da Saúde e Segurança do Trabalhador, porque a atividade laboral será precarizada em nosso País. Estou na militância e defendo essa bandeira há 42 anos. É uma luta árdua. Não podemos perder os direitos que conquistamos ao longo do tempo”, destacou.

Por esse motivo, Platini defendeu a necessidade de os companheiros lutarem contra a aprovação dessas reformas e conclamou a participação dos aposentados e dos jovens, que serão afetados diretamente no futuro com as mudanças previstas, caso sejam aprovadas pelo Congresso Nacional.

Platini ressaltou ainda que o seminário é um importante momento de conscientização para os trabalhadores e, em especial, para o setor patronal, que precisa investir mais em políticas de Saúde e Segurança a fim de resguardar o maior patrimônio dela: as vidas dos trabalhadores.

Em memória aos trabalhadores que morreram em decorrência de acidentes e doenças ligadas à atividade laboral, foi realizada uma bonita cerimônia com a utilização de velas em homenagem a essas pessoas. O dia 28 de abril é lembrado como o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidente de Trabalho.

Com debates e palestras definidas a partir de discussões conjuntas entre representantes dos trabalhadores, empresas e governo, as atividades abordaram os riscos da precarização das relações de trabalho que serão acentuados com as reformas da Previdência e Trabalhista.

Além disso, houve ampla discussão no âmbito da prevenção de acidentes e adoecimentos decorrentes do trabalho com trabalhadores, empregadores, órgãos governamentais, sindicatos e demais integrantes da sociedade civil.

SINTIUS PARTICIPA DE 3º SEMINÁRIO SOBRE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHADOR DA BAIXADA SANTISTA

 

SINTIUS PARTICIPA DE 3º SEMINÁRIO SOBRE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHADOR DA BAIXADA SANTISTA