Logo Forca Sindical

Instagram

SINTIUS LUTA CONTRA A REORGANIZAÇÃO SOCIETÁRIA DA SABESP E DEFENDE TRABALHADOR

 

Asssembleia Legislativa discute PL 659/2017

Dirigentes do nosso Sindicato e trabalhadores da Sabesp estiveram na audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, na última terça-feira, dia 22, e protestaram conta a projeto de lei 659/2017, do governador Geraldo Alckimin (PSDB), que prevê a reorganização societária da Sabesp. Por outro lado, cobraram para que, caso a proposta avance, as principais reivindicações dos trabalhadores estejam garantidas.
A Diretoria ressaltou na audiência pública ser contra o projeto e destacou a importância dos serviços prestados pelos trabalhadores da estatal. Anteriormente, o Sintius já havia exigido dos parlamentares a inclusão no texto da matéria a condição de que a empresa não será privatizada e propôs a necessidade de valorização do quadro de trabalhadores, com investimento para o desenvolvimento profissional. A Diretoria sugeriu também a complementação do artigo 7º, que trata de Recursos Humanos, reivindicando um quadro mínimo de 18 mil pessoas.
Nesse mesmo artigo, a Diretoria pleiteou a abertura de processo seletivo e o preenchimento de vagas assim que a redução atingir 1% do percentual do quadro mínimo, evitando assim a sobrecarga das atividades dos trabalhadores remanescentes. Outra reivindicação que a Diretoria buscou assegurar no projeto de lei foi a distribuição da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) de forma igualitária.

Veja como ficou o trecho apresentado pelo Sintius para a redação do Projeto de Lei 659/2017:
I – definição da política de pessoal, compreendendo a fixação de quadro mínimo de 18 mil empregados, estrutura organizacional, plano de cargos e salários, movimentação interna, mecanismos de substituição automática, abertura de processo seletivo para preenchimento de vagas ao atingir a redução de 1% do número estabelecido no quadro mínimo, condições de negociação coletiva, estruturação de programas de incentivo ao desempenho que assegure a valorização e o crescimento profissional da equipe técnica/operacional, além da recompensa aos empregados pelos resultados positivos financeiros obtidos pela empresa, através da participação nos lucros e resultados, distribuída de forma igualitária entre os trabalhadores;

Reunião com o presidente da Sabesp
Na manhã do dia 22, os dirigentes sindicais estiveram reunidos com o presidente da Sabesp, Jerson Kelman, que procurou defender a necessidade da aprovação do projeto de lei 659/2017. No entanto, ele ouviu das lideranças sindicais que os trabalhadores são contra o conteúdo da proposta e pediram para que ele assegurasse que não haverá privatização da Sabesp. Ele, por sua vez, disse que essa discussão tem que ser feita na Assembleia Legislativa.

Tramitação do projeto 659/2017
O projeto de lei 659/2017, que trata da reorganização societária da Sabesp passa na manhã desta quarta-feira, dia 23, por discussões em uma comissão técnica e pode ser votado pelos deputados estaduais ainda hoje. Dessa forma, a Diretoria do nosso Sindicato viajou cedo para São Paulo a fim de expandir a discussão e conquistar mais apoio dos parlamentares aos interesses da categoria.


SINDICATO FORTE É FEITO COM UNIÃO NA LUTA EM DEFESA DOS TRABALHADORES!