Logo Forca Sindical

Instagram

SINDICATOS REJEITAM NOVA PROPOSTA DE ACT DA CTEEP

ACT CTEEP NEGADO 04 07 202444

O Sindicato dos Urbanitários (Sintius) e as demais entidades que representam os trabalhadores da Cteep rejeitaram, na tarde desta quinta-feira, dia 4, a proposta da empresa para o novo Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), durante a terceira rodada de negociação da campanha salarial deste ano.

Em comparação à proposta anterior, a companhia propôs o aumento do índice de reajuste salarial de 3,09% para 3,76%, com exceção dos executivos (gerente e diretores), assim como do vale refeição e vale alimentação, passando de 3,30% para 3,93%.

Outro ponto alterado em relação à proposta anterior da Cteep é que a parcela variável da Participação sobre Lucros e Resultados (PLR) seja de 43% da remuneração básica (salário mais adicionais fixos).

Na avaliação do Sintius, a empresa pode avançar mais nos índices econômicos, em especial no que diz respeito às cláusulas sobre alimentação/refeição, por ter registrado um lucro líquido de R$ 1,9 bilhão, no ano passado, um incremento de R$ 1 bilhão em relação a 2022.

Os sindicatos também defenderam mudanças em outros pontos do ACT, como o reembolso viagem e a atualização do valor do jantar. No entanto, a companhia não apresentou nenhuma proposta para modificar esses itens durante as negociações.

O Sintius espera que a direção da empresa acolha as demandas apresentadas pelas entidades e apresente na próxima rodada de negociação uma proposta que esteja à altura dos anseios da categoria.