Logo Forca Sindical

Instagram

SINDICATOS DISCUTEM MUDANÇAS DO PLANO DE SAÚDE COM A PRESIDENTE DA SABESP

 

SINDICATOS DISCUTEM MUDANÇAS DO PLANO DE SAÚDE COM A PRESIDENTE DA SABESP

A Diretoria do Sintius participou na última quinta-feira, dia 19, de uma reunião com a presidente da Sabesp, Karla Bertocco Trindade, para tratar de mudanças do plano de saúde oferecido aos trabalhadores. A estatal indicou a necessidade de transformar a modelagem do Sabesprev Saúde, inclusive com a indicação e a possibilidade de terceirizar a carteira de clientes para outra operadora por meio de uma licitação.
Durante a reunião, o Sindicato demonstrou o descontentamento sobre o fato dessa discussão tão importante não ter sido feita anteriormente com a Comissão da Saúde, já que a proposta de alteração foi apresentada diretamente às entidades representantes dos trabalhadores.
De imediato, a Diretoria do Sintius apresentou algumas sugestões que precisam ser levadas em consideração, como o fato de a Comissão de Saúde estar incluída nesse grupo e que esse debate ocorra de forma transparente. Além disso, foi destacada a necessidade da manutenção da qualidade do plano na rede hospitalar e ambulatorial, assim como a melhoria da rede de atendimento na Baixada Santista e no Vale do Ribeira.
O Sindicato também chamou a atenção para que as discussões aconteçam de forma abrangente, incluindo os possíveis aumentos das mensalidades, a reavaliação do fim da coparticipação e a melhoria nos valores para aposentados e pensionistas.
A presidente admitiu que mudanças podem ser feitas ao longo desse processo e, por esse motivo, conta com a ajuda dos sindicatos para que os funcionários da ativa, aposentados e pensionistas não sejam penalizados nesse processo.


Entidades preparam mobilização contra a Medida Provisória 844/2018
Os sindicatos e demais entidades representativas dos trabalhadores do saneamento estão mobilizados contra a Medida Provisória (MP) 844/2018, que altera o marco regulatório do setor com a finalidade de incentivar a privatização. Esse foi um dos assuntos abordados com a presidente da Sabesp, Karla Bertocco Trindade, na última quinta-feira, dia 19.
Na reunião, os sindicatos reafirmaram a extrema urgência para a definição de um calendário de discussão e de lutas contra essa MP, porque ela afetará os municípios mais pobres, que serão excluídos dos investimentos no setor, além de provocar um aumento da tarifa decorrente do fim do subsídio cruzado.
A Associação das Empresas de Saneamento Básico Estaduais (Aesbe), entidade que congrega 25 companhias públicas, como a Sabesp, elaborou uma nota de repúdio ao presidente Michel Temer (MDB). As estatais foram surpreendidas com essa medida tomada pelo Governo Federal a poucos meses do fim do atual mandato.
As entidades do setor, como o Sintius, estão se preparando para o Dia Nacional contra a MP 844/2018, que está sendo convocado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), no próximo dia 31, que acontecerá, provavelmente, no Sindicato dos Engenheiros, em São Paulo. Mas a ideia é fazer manifestações em todo o País para garantir o apoio da população a fim de derrubar essa MP.