Logo Forca Sindical

Instagram

SECRETÁRIO DE MEIO AMBIENTE DE GUARUJÁ RECEBE DIRETORIA DO SINTIUS

 

reunião com secretário do meio ambiente no guarujá

A Diretoria do Sindicato dos Urbanitários de Santos e Região (Sintius) esteve reunida na manhã da última quinta-feira, dia 26, com o secretário de Meio Ambiente de Guarujá, Sidnei Aranha, para conversar a respeito dos planos do Município relacionados ao setor de saneamento.

Durante o encontro, o representante da Administração Municipal explicou que foi aberto um Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para revisar o Plano Municipal de Saneamento Básico e subsidiar o futuro contrato com a operadora que vier a assumir o serviço na Cidade.

Assim como o prefeito de Guarujá, Válter Suman (PSB), já havia comunicado o Sintius, essa medida se mostrou necessária, porque o documento elaborado anteriormente possui graves falhas e não contempla as reais necessidades da população de Guarujá.

Por exemplo: o plano municipal não traz uma linha falando sobre a questão da balneabilidade das praias. Além disso, não há um detalhamento sobre a obrigação de a concessionária do setor fazer o asfaltamento das vias e outras obras essenciais.

Conforme Aranha, a Sabesp possui cerca de R$ 1 bilhão em multas aplicadas e não pagas por danos ao meio ambiente e a Prefeitura está insatisfeita com o serviço prestado aos cidadãos. O secretário explicou ainda que a Prefeitura pretende criar uma agência reguladora municipal para melhor acompanhar os serviços de saneamento.

Por entender ser uma questão prioritária e estratégica, a Administração defende a realização de mais investimentos nos setores de água e esgoto para contemplar as reais necessidades da população em um futuro contrato, que terá validade de 30 anos.

Na oportunidade, Aranha também afirmou que deseja a continuidade das atividades da Sabesp em um formato de gestão que atenda a realidade do município. E essa consideração foi feita também pelo prefeito, quando a Diretoria esteve reunida com ele há alguns meses atrás.

Aranha afirmou estar à disposição da categoria para esclarecer dúvidas. Diante disso, o Sindicato está verificando uma agenda para que o secretário de Meio Ambiente de Guarujá faça uma exposição detalhada sobre os planos do Município em relação ao setor, na Sede do Sindicato.

 

 

SECRETÁRIO DE MEIO AMBIENTE DE GUARUJÁ RECEBE DIRETORIA DO SINTIUS