Logo Forca Sindical

Instagram

MARÇO LILÁS É O MÊS DE PREVENÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO DO CÂNCER DO COLO DO ÚTERO

 28 02 23 Marco Lilas

O câncer do colo do útero é a terceira neoplasia mais comum em mulheres, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) de 2020 e uma das principais causas de morte por câncer em todo o mundo.

O colo do útero é a parte inferior do útero, que se abre na vagina. Este câncer acontece quando as células normais do colo do útero se transformam em células anormais e crescem fora de controle. Os exames de rastreamento podem detectar o câncer do colo do útero em estágios iniciais e as lesões “pré-câncer”, que quando tratadas, reduzem o número de pessoas que desenvolvem câncer do colo do útero, bem como o número de mortes devido à doença.

Existem dois tipos de exames de rastreamento para câncer do colo do útero:

O exame de Papanicolaou (às vezes chamado de "Papanicolau");
O teste do papilomavírus humano ou "HPV".
No Brasil como em muitos outros países da América Latina, o programa de triagem do câncer de colo de útero é baseado no Papanicolaou em mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos.

Fator de risco

O mais importante para o câncer do colo do útero é a infecção pelo papilomavírus humano (HPV). Conhecemos mais de 100 tipos diferentes de HPV, mas a minoria causa câncer. Pelo menos 80 por cento das mulheres são expostas ao vírus HPV durante a vida e na maioria das vezes, o sistema imunológico do corpo se livra do vírus antes que ele cause danos.

Os pesquisadores rotularam os diferentes tipos de HPV como sendo de alto ou baixo risco para causar câncer do colo do útero.

Tipos de HPV de baixo risco – os tipos 6 e 11 de HPV podem causar verrugas genitais e são tipos de baixo risco, porque raramente causam câncer do colo do útero;

Tipos de HPV de alto risco – Os tipos de HPV de alto risco podem causar câncer do colo do útero em algumas pessoas. Embora a maioria das pessoas infectadas com os tipos de HPV de alto risco não desenvolva câncer do colo do útero, aquelas que testam positivo para HPV de alto risco ao longo de muitos anos correm um risco maior de desenvolver câncer do colo do útero. Os tipos 16 e 18 de HPV são dois dos tipos de alto risco mais comumente diagnosticados.

 

Saiba mais em, fonte: https://sp.unifesp.br/epm/noticias/marco-lilas