Logo Forca Sindical

Instagram

GOVERNO DE SP FAZ MANOBRA PARA DERRUBAR PREÇO DAS AÇÕES DA SABESP

 01 07 24 Governo de SP faz manobra para derrubar preço das ações da Sabesp 1

O Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento (Ondas) apontou, na última quinta-feira, que o governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) superestimou os valores do plano de investimentos da Sabesp com o objetivo de jogar para baixo o preço das ações preferenciais da empresa para facilitar o controle acionário da companhia de saneamento à iniciativa privada.

A decisão de elevar as projeções de investimentos para o período futuro da concessão é uma forma de depreciar o patrimônio público e busca facilitar a vida dos interessados em comprar as ações.

“Esse valor é expressivo, não é pequeno. Nós vimos que o número de ligações de água para se fazer a universalização, ou seja, para que todas as pessoas nos 374 municípios onde a Sabesp opera tenham abastecimento de água, foi superestimado em torno de 63% e o número de ligações de esgoto, em torno de 20%”, destacou Amauri Pollachi, que faz parte do conselho do Ondas.

O representante da instituição criticou a falta de transparência nos dados, porque o governo paulista não os disponibilizaram de forma completa. "Estamos diante do fenômeno da Black Friday. Uma verdadeira maquiagem na apresentação do plano de privatização. Nós temos até falado assim, nós vimos por uma fresta da porta um pequeno conjunto de dados, não vimos toda a sala”, destacou.

Na avaliação de Pollachi, o valor real das ações da Sabesp é, inclusive, muito acima daquilo que é base inicial do seguro garantia, exigido pelo Governo do Estado para que as unidades de influência possam participar da concessão.