Logo Forca Sindical

Instagram

FÓRUM DAS ENTIDADES COBRA DA SABESP MELHORIAS NA SABESPREV

FÓRUM DAS ENTIDADES COBRA DA SABESP MELHORIAS NA SABESPREV

A Diretoria do Sintius e de outras instituições de defesa dos trabalhadores da Sabesp que integram o Fórum de Entidades estiveram reunidas na última terça-feira, dia 20, com o diretor presidente da estatal, Jerson Kelman, para apresentar várias reivindicações relacionadas aos planos de previdência complementar e de saúde da Sabesprev.
O grupo solicitou a retomada do processo de migração que atenda às considerações expressas no ofício Prev 2.083, de 13 de julho deste ano, quando a agência reguladora sugere a possibilidade de alteração do regulamento do Sabesprev Mais que contemple a criação da renda atuarialmente equivalente, de caráter opcional, bem como a alteração do benefício de risco, que passaria a ser calculado no momento do evento (invalidez ou morte) para constituição de valor de reserva inicial.
O Fórum das Entidades pede ainda que a nova migração receba um incentivo financeiro equivalente a 85% do déficit atuarial e que esse benefício seja estendido retroativamente também àqueles que já migraram neste ano e nos anos anteriores.
A terceira proposta é para que os juros do déficit atuarial de 2009 e o déficit acumulado desde então sejam enquadrados dentro da legislação vigente, permitindo o parcelamento pelos empregados em até 20 anos.

Plano de saúde

No que diz respeito ao plano de saúde, os trabalhadores defendem a elaboração de novas modelagens dos planos, já que os prazos estabelecidos anteriormente pela empresa têm sido sistematicamente descumpridos. As entidades também querem acompanhar o desenvolvimento dessas modelagens.
Um dos motivos da preocupação é a previsão de o plano pleno fechar o ano com um déficit de R$ 32 milhões. Além disso, houve uma cobrança para que a Sabesp aumente o repasse dos recursos para os planos de saúde, já que o percentual atual é significativamente inferior ao verificado em outras empresas de porte e perfil semelhantes.
Aguardamos urgentemente um posicionamento do presidente Jerson Kelman sobre as demandas apresentadas pelos trabalhadores.

platini reuniao ed