Logo FTIUESP Logo Forca Sindical  CNTI LOGO2

ENTIDADES SUGEREM MELHORIAS PARA DIMINUIR IMPACTOS NOS PLANOS PREVIDENCIÁRIOS

14 09 21 VIVEST ELETRICO

ENTIDADES SUGEREM MELHORIAS PARA DIMINUIR IMPACTOS NOS PLANOS PREVIDENCIÁRIOS

O Sindicato dos Urbanitários (Sintius) e outras 13 entidades apresentaram, na manhã da última segunda-feira, dia 13, aos representantes da Vivest uma proposta para as questões relacionadas à migração, retirada de patrocínio e troca de indexador dos planos de previdência dos trabalhadores do setor elétrico.
A ideia é que seja garantida a manutenção e a sustentabilidade dos planos de todas as patrocinadoras que são administrados pela Vivest.
Uma das sugestões é que as empresas assumam o compromisso pela não retirada do patrocínio e que isso seja um pré-requisito para a discussão sobre a troca de indexador de benefícios do IGP-DI para o IPCA.
A proposta é que essa transição seja feita de forma gradual até 2032, pois os investimentos tenderão a apresentar um rendimento maior e, consequentemente, dar sustentabilidade para os planos a fim de beneficiar de forma igualitária os participantes, assistidos, beneficiários e patrocinadoras.
O grupo defende ainda a redução proporcional, até 2032, da tabela de contribuição do BSPS e o aumento da cobertura do déficit no BD/CV até o limite de 70% para as patrocinadoras e de 30% para os participantes. Nessa proposta, o déficit, se vier a ocorrer no BSPS, ficaria sendo uma responsabilidade das patrocinadoras.
O último ponto defendido pelo grupo é a criação do Fundo Garantidor de Aplicação do Indexador, a partir de 2032, com a intenção de distribuir proporcionalmente o resultado dos investimentos que superarem a meta atuarial.