Logo Forca Sindical

Instagram

DIRETORIA DO SINTIUS PARTICIPA DE VÁRIOS COMPROMISSOS EM BRASÍLIA PARA DEFENDER OS INTERESSES DOS TRABALHADORES

DIRETORIA DO SINTIUS PARTICIPA DE VÁRIOS DE COMPROMISSOS EM BRASÍLIA PARA DEFENDER OS INTERESSES DOS TRABALHADORES

A Diretoria do Sintius esteve em Brasília (DF) na última quarta-feira, dia 13, para participar de diversos compromissos importantes com representantes do Governo Federal, do Poder Judiciário e deputados federais para defender os interesses dos trabalhadores do Brasil.

Conforme as tratativas tiradas pelas entidades representativas do saneamento para procurar os parlamentares de suas regiões, a Diretoria do Sindicato fez a sua parte ao levar farta documentação para mostrar as grandes dificuldades que os municípios e os estados irão enfrentar, caso a Medida Provisória (MP) 868/2018 seja aprovada.

A proposta do Governo Federal pretende abrir as portas para a privatização das empresas públicas de saneamento e à precarização dos serviços. Assim como conseguimos barrar a MP 844/2018, que tinha essa mesma finalidade, o Sintius intensifica as ações para evitar esse retrocesso para o País.

A Diretoria conversou sobre esse tema com os três deputados federais que têm base eleitoral na Baixada Santista e no Vale do Ribeira – Júnior Bozzella (PSL), Rosana Valle (PSB) e Samuel Moreira (PSDB). Os três receberam o material que preparamos sobre a MP 868/2018.

No próximo dia 22, haverá um encontro da Frente Nacional pelo Saneamento Ambiental, em São Paulo, onde continuaremos discutindo estratégias e formas de luta para barrar mais essa investida contra a nossa empresa Sabesp e os trabalhadores.

Confira o documento entregue aos deputados aqui.

  Audiência com ministro

O Sindicato também representou os trabalhadores da Baixada Santista durante uma reunião realizada na tarde da última quarta-feira com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. A atividade contou com a participação de prefeitos e parlamentares da região.

A regionalização do Porto de Santos e a necessidade de mais investimentos federais em obras de infraestrutura, como melhorias no acesso de entrada e saída de caminhões em Santos, foram alguns dos temas abordados no encontro.

 

Reunião na Anamatra

O Sindicato também participou da reunião de planejamento da Rede Observatório Sul-Sul, que ocorreu na sede da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra). Essa grupo foi criado com a finalidade de definir uma agenda conjunta focada nos direitos sociais.

Para este ano, foram definidas quatro prioridades: a defesa intransigente da Justiça do Trabalho, a luta pela defesa da Previdência Social sem a perda de direitos, a criação de estratégias de ações contra retrocessos na área trabalhista (como a criação da carteira de trabalho verde e amarela) e a conclusão do anteprojeto de lei para coibir as práticas antissindicais no País.

Participaram desse encontro sindicalistas que integram o Conselho Sindical Regional da Baixada Santista, Litoral Sul e Vale do Ribeira (CSR), representantes das centrais sindicais CTB, CUT e UGT, o presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (APNT), Ângelo Fabiano Farias Da Costa, assim como o presidente da Anamatra, Guilherme Feliciano, e o vice-presidente e diretor de Prerrogativas e Assuntos Jurídicos, Luiz Antonio Colussi. 

A próxima reunião do observatório ocorrerá no dia 13 de março e o Sintius mandará um representante para participar dessa discussão.