Logo Forca Sindical

Instagram

DIRETORIA DO SINTIUS LEVA REIVINDICAÇÕES DA CATEGORIA AO PRESIDENTE DA SABESP

DIRETORIA DO SINTIUS LEVA REIVINDICAÇÕES DA CATEGORIA AO PRESIDENTE DA SABESP

A Diretoria do Sintius e representantes de outros sindicatos estiveram reunidos na tarde da última quarta-feira, dia 13, com o diretor-presidente da Sabesp, Benedito Braga, para tratar de assuntos pertinentes à categoria e à situação do saneamento no País.

Durante a audiência com dirigente da estatal, os sindicatos manifestaram a preocupação em relação à possível aprovação da Medida Provisória (MP) 868, que altera o marco regulatório do setor e tem a finalidade de facilitar a privatização de empresas públicas de saneamento.

Os sindicalistas defenderam a necessidade de o Governo do Estado continuar como acionista majoritário da companhia de saneamento, mesmo após a criação de uma holding para controlar a Sabesp, afastando a possibilidade de precarização dos serviços e perda da função social.

Em relação à MP 868, Braga reiterou o posicionamento do secretário de Estado da Fazenda e Planejamento, Henrique Meirelles, que será necessário aguardar se os deputados federais e senadores irão realmente aprovar o texto encaminhado ao Congresso Nacional, no final do ano passado, pelo então presidente da República Michel Temer (MDB). Sobre a holding, a empresa ainda aguarda um posicionamento do Governo do Estado.

Durante a reunião, o Sintius e o Sintaema protocolaram um ofício com outras reivindicações, como a reposição automática por meio de concurso público e a garantia de manutenção do plano de saúde, assim como a aplicação de duas folhas de pagamento, de forma igualitária, na distribuição do Programa de Participação dos Resultados (PPR) e a participação das entidades na discussão do novo Plano de Cargos e Salários.

Para tratar dessas demandas, o diretor-presidente da Sabesp indicou o diretor de Gestão Corporativa, Adriano Stringhini, para assumir essa articulação direta com os sindicatos.

Vale lembrar que a assembleia para a aprovação da pauta de reivindicações dos trabalhadores será realizada no próximo dia 21, às 18 horas, na sede do Sintius, na subsede de Registro e no Grêmio Sabesp, em Itanhaém. O documento deverá ser encaminhado à diretoria da empresa na semana seguinte.