Logo Forca Sindical

Instagram

DIRETORIA DO SINTIUS FAZ WEBINAR SOBRE O NOVO MARCO LEGAL DO SANEAMENTO

webnarsaneamento

A Diretoria do Sintius promoveu na última quinta-feira, dia 30 de junho, um webinar (seminário online) para diretores e representantes sindicais sobre o novo marco regulatório do Saneamento do País.
A atividade contou com a participação do supervisor técnico do escritório regional do Dieese em São Paulo, Victor Pagani, e do economista Fabiano Camargo da Silva, do escritório regional do mesmo órgão no Paraná.
No início de sua explanação, Camargo destacou que o material apresentado aos integrantes do Sindicato serviram para a nota técnica que o Dieese vai preparar sobre o tema. O documento deverá ser lançado nas próximas semanas.
O economista alertou que o novo marco regulatório coloca em risco a existência das empresas públicas e comprometerá os investimentos de longo prazo que já estão sendo realizados por estas empresas.
O economista destacou que os sistemas menores rentáveis economicamente, que necessitam de mais investimentos ficarão com as empresas públicas, porque o setor privado buscará atuar em áreas mais rentáveis.
Camargo aponta ainda que a onda de privatizações no setor provocará ondas de demissões e de PDVs nas empresas, assim como o aumento das terceirizações, o que aumenta o número de acidentes de trabalho, doenças e afastamentos, como ocorreu no sistema elétrico.
Segundo dados apresentados pelo integrante do Dieese, as empresas públicas apresentam melhores indicadores operacionais e de produtividade no Brasil. Além disso, ele ressaltou que as estatais investem mais e apresentam menores tarifas.
De acordo com o técnico do Dieese, o Brasil está na contramão do que ocorre em outros países do mundo, que tem intensificado os processos de reestatização do setor, porque a experiência internacional com a privatização tem sido bastante negativa.