A cerimônia de inauguração do novo auditório do Sindicato dos Urbanitários da Baixada Santista e do Vale do Ribeira (Sintius) realizada na noite da última quarta-feira, dia 30, foi marcada pela emoção e pelo resgate do legado do ex-presidente Marcos Sérgio Duarte, o Marquito.
A Diretoria da entidade decidiu homenageá-lo ao dar o nome desse espaço a esse companheiro, que foi uma referência no movimento sindical. Jornalista de formação e trabalhador da Sabesp, Marquito morreu em 18 de abril de 2021, aos 65 anos, em decorrência de complicações da covid-19.
Familiares, amigos de longa data, representantes da classe política, integrantes da categoria e sindicalistas relembraram a trajetória de lutas de Marquito, conhecido pela sua grande habilidade de liderança e de diálogo.
Além da defesa intransigente dos interesses dos trabalhadores, Marquito sempre esteve atento e preocupado com as questões sociais. Durante a gestão dele como presidente, de 2001 a dezembro de 2015, o auditório que leva o seu nome se tornou palco de muitas audiências públicas, reuniões, fóruns e até mesmo debates de candidatos a deputado e a prefeito.
O ex-presidente era amplamente respeitado no movimento sindical da Baixada Santista. Em 2007, foi um dos fundadores da União Geral dos Trabalhadores (UGT) e, em 2010, participou da criação da Fenatema, integrando sua direção executiva. Marquito também foi um dos responsáveis por trazer para Santos o 1º Seminário Nacional de Saneamento Ambiental do Depaurb/CNTI, em 2011.
Além de sua atuação sindical, Marquito teve uma intensa participação na política partidária. De 1994 a 2008, presidiu o diretório do PPS (atual Cidadania) em Santos e foi dirigente municipal e estadual do PCdoB, partido pelo qual atuou como vereador suplente em março de 2018, apresentando propostas importantes para a cidade e para a classe trabalhadora.
A inauguração do auditório, agora batizado em sua homenagem, é um tributo a seu legado de luta e compromisso. O evento foi uma oportunidade para que todos os presentes celebrassem não apenas a nova estrutura, mas a vida e a dedicação de um dos mais importantes líderes sindicais da região. A memória de Marquito continuará a inspirar gerações futuras de trabalhadores e sindicalistas na busca por justiça e direitos.
Mural
Além da inauguração do auditório, a Diretoria do Sintius também instalou no segundo andar da sede do Sindicato uma galeria com as fotos dos ex-presidente da instituição. Trata-se de uma justa homenagem e valorização dos dirigentes que atuaram na construção e na defesa dos trabalhadores ao longo desses 82 anos de atividade do Sindicato.
O evento de ontem contou com a participação de diversas lideranças sindicais, como: Eduardo Annunciato, o Chicão, presidente do Sindicato dos Eletricitários de São Paulo, Renê Vicente, presidente da central sindical CTB; José Faggian, presidente do Sintaema; José Maria Félix, presidente do Sindicato dos Empregados em Edifícios e Condomínios de Santos; Adriano Pixoxó, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Praia Grande; Pérsio Faulim Menezes, presidente da Associação Sabesp; e André Paladino, do Sindicato dos Eletricitários de Ipaussu.
O evento também recebeu importantes nomes da classe política, como o presidente da Câmara de Santos, Cacá Teixeira, os vereadores Débora Camilo e Chico Nogueira, o ex-presidente do PCdoB de Santos Thiago Andrade, além do advogado e ex-deputado estadual Nelson Fabiano Sobrinho, ex-prefeito de São Vicente e ex-deputado federal Koyu Iha e do jornalista e ex-vereador de Santos Douglas Gonçalves.