Logo Forca Sindical

Instagram

ENTIDADES E DEPUTADOS ESTADUAIS ALINHAM AÇÕES CONTRA PRIVATIZAÇÃO DA SABESP

 10 08 2023 Reunião Alesp com deputado Emidio de Souza

A Diretoria do Sindicato dos Urbanitários (Sintius) e representantes das demais entidades que representam os trabalhadores da Sabesp estiveram reunidos, na tarde da última terça-feira (8), com o coordenador da Frente Parlamentar contra a Privatização da Sabesp na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), Emidio de Souza.

A reunião também contou com a presença de mais dois parlamentares do PT, Eduardo Suplicy e Donato, que reforçaram o apoio à luta pela defesa da companhia de saneamento continuar sob controle do governo paulista.

O objetivo desse encontro, que também teve a participação de assessores de outros deputados do PT, PSOL e PCdoB, foi alinhar estratégias e ações para intensificar a campanha nas ruas e junto à classe política para barrar o processo de privatização da empresa.

O sinal de alerta foi ligado no início de agosto, quando o governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) anunciou o modelo de privatização da Sabesp, no qual o governo paulista seguirá como acionista minoritário, ou seja, o controle e a gestão da empresa, incluindo a definição de prioridades de investimentos, não serão definidos pelo poder público.

O lançamento de um grande comitê em defesa da manutenção da Sabesp como empresa pública foi uma das medidas definidas pelo grupo. Há o entendimento que Tarcísio recue da ideia de entregar a Sabesp para a iniciativa privada diante de uma forte mobilização popular, pois ele já voltou atrás em diversas ideias que vinha defendendo após repercussão negativa na imprensa e junto à sociedade.