Logo Forca Sindical

Instagram

ENTIDADES DEFINEM AÇÕES CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DA SABESP EM REUNIÃO NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

 08022023forumcontraprivatizacaomateria

A Diretoria do Sindicato dos Urbanitários (Sintius) participou, na tarde da última terça-feira (7), da primeira reunião de trabalho da Frente Parlamentar Contra a Privatização da Sabesp na Assembleia Legislativa.

Durante cerca de duas horas, os deputados estaduais, representantes de entidades que representam os trabalhadores da empresa e integrantes de movimentos sociais discutiram propostas e ações para impedir a venda da maior companhia de saneamento da América Latina à iniciativa privada.

Uma das propostas defendidas pelo Sintius foi a realização de panfletagens em locais estratégicos da Baixada Santista e do Vale do Ribeira para alertar a população e a classe política para os prejuízos que podem ser causados à população, caso a privatização da Sabesp seja efetivada.

Houve o encaminhamento para a realização de audiências públicas em diversas regiões do Estado e a intensificação de um diálogo com prefeitos, vereadores e deputados sobre essa temática.

Um desses encontros será em março, na Assembleia Legislativa, que marcará a reinstalação da Frente Parlamentar Contra a Privatização da Sabesp, já que os novos deputados estaduais tomam posse no dia 15 de março. Emídio de Souza (PT) seguirá como coordenador desse núcleo.

Também foi sugerida a criação de comitês regionais em defesa de uma Sabesp como empresa pública.

Fevereiro Azul

No próximo dia 14, a partir das 10h, a Diretoria do Sintius e representantes de entidades de 19 estados farão um grande protesto em frente à Bolsa de Valores de São Paulo (B3), para denunciar a crescente mercantilização de dois serviços essenciais: água e energia elétrica.

Esse será um dos atos públicos que irão marcar o chamado movimento internacional Fevereiro Azul, que antecedem a Conferência das Organizações das Nações Unidas (ONU) sobre a Água entre os dias 22 e 24 de março, em Nova Iorque.

Outra questão estratégica é a comunicação. Por esse motivo, na próxima segunda-feira (13), ocorrerá um encontro dos comunicadores para alinhar ações e estratégias para fazer essa disputa da opinião pública e apontar à população os prejuízos que podem ser causados com a privatização da Sabesp.