Logo Forca Sindical

Instagram

SINTIUS PARTICIPA DO 2º ENCONTRO SETORIAL DAS FEDERAÇÕES URBANITÁRIAS

 08 02 2024 Encontro Setorial Urbanitario 2

A Diretoria do Sindicato dos Urbanitários (Sintius) foi uma das entidades que participou dos debates em defesa das empresas públicas de saneamento e da reestatização da Eletrobras, durante o 2º Encontro Setorial das Federações Urbanitárias, que ocorreu na sede do Sintaema, na capital paulista, nos dias 6, 7 e 8 deste mês.

Com a participação de representantes de entidades de 16 estados brasileiros, o evento marcou o retorno do Sintius ao centro das principais discussões sobre questões relacionadas ao setor. A atual Diretoria quer resgatar esse papel de protagonismo que a nossa instituição teve em um passado recente.

A atividade também contou com a participação de representantes da Federação Nacional dos Urbanitários (FNU), Federação Nacional dos Trabalhadores em Energia, Água e Meio Ambiente (Fenatema), Federação Interestadual dos

Trabalhadores Urbanitários (Furcen) e Federação Regional dos Urbanitários do Nordeste (Frune).

Ao final do evento, foi definido um plano de ação sobre as demandas setoriais de energia, saneamento, gás e meio ambiente. O documento será entregue nos próximos dias às presidências das centrais sindicais.

Na área de saneamento, foram definidas diversas propostas, como: solicitar que o BNDES deixe de financiar projetos de privatização do setor; organizar o Coletivo Nacional de Negociação com as Empresas Privadas do segmento; disponibilizar para consulta e contribuições dos sindicatos o estudo já realizado sobre a Norma Regulamentadora (NR) do Saneamento; e aprofundar o debate sobre o piso nacional da categoria urbanitária.

Em relação ao setor elétrico, um dos encaminhamentos dados foi a retomada de uma campanha para exigir a volta da aposentadoria especial para os eletricitários. Outra solicitação está relacionada à importância de o Governo Federal aproveitar o vencimento dos contratos de concessão das distribuidoras para que elas voltem a ser incorporadas ao patrimônio público.

Eleições municipais

Os dirigentes de saneamento também formularam o documento "Plataforma de Compromissos - As Eleições Municipais de 2024 e o Saneamento Básico", que é uma carta-compromisso aos candidatos a prefeito e vereador no pleito deste ano, com o objetivo de eles assumirem compromissos com o setor e com os trabalhadores da categoria.

Carta ao presidente Lula

Ao final do encontro, foi aprovada uma carta aberta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com o pedido de uma audiência para que os urbanitários possam reivindicar a criação de uma secretaria específica para tratar das necessidades dos setores de energia e saneamento.

O retorno das superintendências do Ministério do Trabalho, dos seus auditores fiscais e aplicação das medidas protetivas aos empregados e a criação de um piso salarial para a categoria também constam nas reivindicações apresentadas ao chefe do Executivo federal.