Logo FTIUESP Logo Forca Sindical  CNTI LOGO2

NOTA DE REPÚDIO DO SINTIUS AO PRÉ-CANDIDATO A GOVERNADOR JOÃO DORIA (PSDB)

 

NOTA DE REPÚDIO DO SINTIUS AO PRÉ-CANDIDATO A GOVERNADOR JOÃO DORIA (PSDB)

A Diretoria do Sindicato dos Urbanitários (Sintius) vem a público para repudiar a intenção do ex-prefeito de São Paulo e pré-candidato a governador, o empresário João Doria (PSDB), de privatizar a Sabesp, caso seja vencedor na disputa pelo Palácio dos Bandeirantes.

Ele fez essa afirmação durante entrevista do Jornal da Gazeta, da TV Gazeta, na última sexta-feira, dia 1º de junho, quando Doria foi entrevistado pelos jornalistas Maria Lydia Flandoli e Rodolpho Gamberini. Com essa fala, o empresário apenas reforça o descaso com os paulistas e a intenção de criar um ambiente todo favorável para ajudar os amigos empresários.

Certamente, as empresas privadas buscam administrar serviços e operar sistemas de água e esgoto dos maiores e mais rentáveis municípios, deixando de lado a melhoria dos serviços prestados e a universalização do saneamento, que é um direito de todos os cidadãos de acordo com a Constituição.

O candidato do PSDB deveria estudar melhor como fazer gestão pública, principalmente no que diz respeito ao saneamento, antes de assumir compromissos que buscam deixar os cidadãos em segundo plano.

Se o político do PSDB fosse preparado para debater assuntos ligados ao saneamento, ele saberia que a experiência internacional com a privatização dos serviços de água e esgoto é muito negativa. As políticas adotadas por diversos países, como França e Estados Unidos, vão na contramão, ou seja, de as companhias voltarem a ser públicas. Isso tem ocorrido devido a problemas que vão desde a falta de investimento em infraestruturas até o aumento das tarifas e danos ambientais aos municípios.

Vale lembrar que nos Estudos Unidos toda a infraestrutura que é de interesse nacional fica na mão do governo.