Logo FTIUESP Logo Forca Sindical  CNTI LOGO2

TRABALHADORES DA SABESP SUSPENDEM GREVE E DECIDEM AGUARDAR AUDIÊNCIA NO TRT

TRABALHADORES DA SABESP SUSPENDEM GREVE E DECIDEM AGUARDAR AUDIÊNCIA NO TRT

Os trabalhadores da Sabesp estiveram reunidos em assembleia no dia 14 de maio para decidir sobre greve programada para acontecer a partir da zero hora do dia 15 de maio, mas optaram por suspender o movimento paredista e aguardar o resultado da segunda audiência de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT-SP), marcada para o próximo dia 17.

A Diretoria do Sindicato está pressionando a empresa para abandonar a política de redução de direitos que pretende implantar a partir deste acordo coletivo que adota como base as novas regras da legislação trabalhista, além de exigir a compromisso com a data base e a reposição do índice de inflação e mais 5% a sobre os salários, previstos na pauta de reivindicações.

Entretanto, a Sabesp, mesmo em audiência de conciliação no TRT-SP no dia 14, solicitada pela própria empresa, não apresentou um índice para reajuste dos salários. A Vice Presidência Judicial propôs para conciliação a aplicação do índice IPC/FIPE de 1,29% e 2% para benefícios. Os representantes da Sabesp se comprometeram apenas a buscar autorização para atender as propostas e trazer resultados até a próxima audiência, que ocorrerá dia 17/05.

O TRT também propôs a manutenção da data-base em 1º de maio, manutenção das cláusulas preexistentes do Acordo Coletivo 2017/2018, a manutenção da comissão do plano de saúde, além da manutenção da avaliação de competência e desempenho do plano de cargos e salários.

Os trabalhadores decidiram atender a cláusula de paz do TRT, que propõe a suspensão da greve até o dia 17, mas rejeitaram os outros itens da proposta e voltarão a se reunir em assembleia nesta mesma data, as 18h30.